O sistema respiratório é composto pelas cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e por um par de pulmões. A boca também costuma participar desse processo.
COMO OCORRE?
Na inspiração, o ar entra pelas narinas e, depois, para as cavidades nasais depois, o ar passa pela faringe e continua seu caminho pela laringe. De lá, passa para a traqueia, que se divide em dois tubos, bem curtos, chamados brônquios. São eles que levarão o ar até os pulmões. Os pulmões se localizam um de cada lado, e ficam protegidos pelas costelas. Eles são divididos em partes menores, chamadas lóbulos. O da direita, maior, possui três lóbulos e o esquerdo, dois. É nos pulmões que o oxigênio é separado, e depois levado, pelo sangue, para as nossas células. A expiração ocorre quando o ar vai para fora de nosso corpo, levando com ele os elementos que nosso organismo não utilizou. O gás carbônico é um deles.
2 DICAS PARA SALA DE AULA
-DICA 1: Como construir um pulmão usando bexiga:
A imagem a seguir mostra um pulmão feito apenas com sucata, essa atividade pode ser feita em sala de aula durante a aula de ciências ou aula teórica de educação física, com crianças entre 7 a 9 anos, cada aluno constrói o seu com auxilio do professor. Estimula o aprendizado e a criatividade da criança.
-DICA 2: animação:
A animação a seguir pode ser um complemento da aula, onde as crianças poderão ver de forma clara cada etapa que o oxigênio percorre no corpo, depois o professor (a) poderá indicar para a criança o que cada etapa representa no pulmão de sucata construído por ela.
Imagem disponível em <http://www.smartkids.com.br/passatempos/sistema-respiratorio-sucata.html>
Animação disponível em <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/sistema-respiratorio.html>
1_EDFIS_LIC_NB_DIESLEY_MAINARDES
ResponderExcluirMuito interessante sua proposta acho que as crianças iriam adorar e são produtos fáceis de acha ,com isso elas aprenderiam um principio do sistema respiratório.
COMENTARIO 2
1_EDFIS_LIC_NB_KERLIN_THAISE_MENDES_DOS_SANTOS
ResponderExcluirMuito interessante o seu material, pois são matérias fácil de manusear e de baixo custo para adquiri-los. E é uma forma divertida fazendo com que os alunos aprendam o conteúdo cm facilidade.
COMENTÁRIO 1
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_EDFIS_LIC_NA_STEFANY_GONÇALVES_DE_OLIVEIRA, NOTURNO,DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ResponderExcluirSua postagem é muito interessante e com uma linguagem bem tranquila de ler e estudar para o tema sistema respiratório. Os materiais são um auxilio bem legal de preparar e bem accessível, ajudará em uma aula bem explicada e expositiva.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_EDFIS_LIC_NA_STEFANY_GONÇALVES_DE_OLIVEIRA, NOTURNO,DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ResponderExcluirCOMENTÁRIO 1
Sua postagem é muito interessante e com uma linguagem bem tranquila de ler e estudar para o tema sistema respiratório. Os materiais são um auxilio bem legal de preparar e bem accessível, ajudará em uma aula bem explicada e expositiva.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir(1_EDFIS_LIC_NA_LETICIA_MIKA)
ResponderExcluirFicou de forma muito clara o assunto escolhido por você Thayná, e a animação é ótima resumida e bem simples para trabalhar com as crianças. Mas podemos acrescentar também na explicação do sistema respiratório outras duas funções importantes do ar, a inspiração, que é quando o ar entra em nosso corpo pelas narinas e, depois vai para as cavidades nasais, onde é aquecido, umidificado e filtrado, deixando para trás partículas e micro-organismos que depois se transformarão em muco. E a expiração, que é quando o ar vai para fora do nosso corpo, levando com ele os componentes que nosso organismo não utilizou, por exemplo o gás carbônico, que pode ser eliminado tanto pelo nariz quanto pela boca.
* Curiosidade:
Sabe por que conseguimos respirar mesmo quando dormimos? Isso acontece porque nosso sistema nervoso faz com que os movimentos respiratórios ocorram sem a nossa vontade, enviando mensagens a cada 5 segundos para que os músculos da respiração funcionem.
O Blog Anatomia em Foco agrade sua contribuição.
Excluir