Definição:
O coração é o principal responsável pelo bombeamento de nutrientes e oxigênio que percorrem as veiais e arteriais de todo o corpo humano. O sistema circulatório é composto pelo órgão coração, vasos sanguíneos e também o sangue.
Tamanho, localização e peso:
Um coração tem aproximadamente o tamanho de uma mão fechada. Localiza-se entre os dois pulmões e é protegido pelas costelas. O coração pode pesar em média 300 gramas dependendo do sexo e tamanho do indivíduo.
Como funciona?
O sangue sempre irá percorrer de um átrio para um ventrículo. O átrio direito passa o sangue para o ventrículo direito que leva o sangue até os pulmões e o faz voltar para o átrio esquerdo gerando a passagem do sangue para o ventrículo esquerdo que por sua vez ficará responsável por mandar o sangue já oxigenado para o restante do corpo.
Divisão:
O coração possui quatro cavidades:
- Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior;
- Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.
Curiosidades:
- O coração não precisa de um corpo:
Um coração humano ainda pode bater depois de ser removido do corpo. Isso ocorre porque o coração gera os seus próprios impulsos elétricos, que causam o batimento. Enquanto um coração continuar recebendo oxigênio, ele irá bater, mesmo estando separado do resto do corpo.
- Os glóbulos vermelhos são especiais:
Os glóbulos vermelhos não têm núcleo, por falta dessa grande estrutura interna, cada célula vermelha do sangue tem mais espaço para transportar o oxigênio que o corpo necessita. Mas, sem um núcleo, as células não se podem dividir ou sintetizar novos componentes celulares.
* O link abaixo pode ser utilizado após a explicação do conteúdo para o aprofundamento sobre o Sistema Circulatório e dúvidas não esclarecidas.
Disponível em: <http://www.infoescola. com/biologia/sistema- circulatorio/>, acesso em 25/08/2014
Outra curiosidade, fazendo relação com o meu trabalho. Com o envelhecer do indivíduo, o coração tende a se tornar mais rígido, devido a troca da elastina por colágeno, diminuindo por consequência a capacidade física do mesmo. E é aqui que a atividade física entra, pois devido a exigência cardíaca durante a atividade, essa troca molecular é atrasada, por consequência aumentando a longevidade do indivíduo.
ResponderExcluirAtt. Matheus Eduardo Bach
O Blog Anatomia em Foco agrade sua contribuição.
ExcluirFavor identificar-se com a turma, curso e nome como foi solicitado.