Participação final

Comentário 3

sábado, 31 de maio de 2014

(1_EDFIS_LIC_NA_KLEBERSON_PACHECO) ARTROLOGIA: CORPO HUMANO E SEUS MOVIMENTOS

Em Artrologia temos os movimentos fundamentais do nosso corpo. Neste artigo podermos ver alguns desses movimentos que podem ser classificados em flexão e extensão, movimentos de adução e abdução, movimentos de rotação interna e rotação externa também definições dos planos anatômicos de referencia.
Veja abaixo um resumo do que você vai encontrar neste artigo.

Flexão e Extensão
Esses movimentos de flexão e extensão são encontrados em quase todas as articulações sinoviais do corpo, incluindo, tornozelos, joelhos, quadril, tronco, ombro, cotovelo, punho e dedos.

Adução e Abdução
Esses movimentos não são tão comuns quanto à flexão e à extensão, e ocorrem somente nas articulações metatarsofalângicas, do quadril, do ombro, do punho, e metacarpofalângicas.

Rotação interna e Rotação externa
Podem ser tanto mediais, quanto laterais. Como a linha média atravessa os segmentos do tronco e da cabeça, as rotações nesses segmentos são descritas para a esquerda e para a direita a partir da perspectiva de quem realiza.

(1_EDFIS_LIC_NA_STEFANY_GONÇALVES_DE_OLIVEIRA) ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESCOLARES RELACIONADAS AO USO DE MOCHILAS

Cada vez mais, cresce o número de crianças utilizando mochilas pesadas e de maneira inadequada, aumentando  o surgimento de dores de coluna cada vez mais cedo. Estas posturas inadequadas geram pequenas sobrecargas anormais sobre as articulações, que quando repetidas diversas vezes durante um curto período de tempo promovem um efeito acumulativo podendo resultar numa patologia de origem mecânica.
Pessoal esse material é um estudo muito importante para nós que queremos trabalhar com crianças e adolescentes, pois devemos intervir e buscar corrigir hábitos inadequados de postura corporal, os quais, com o tempo, podem se agravar e causar danos irreversíveis. 



Disponível em <http://www.fisioweb.com.br/portal/artigos/categorias/46 Posturologia/1207-alteracoes-posturais-em-escolares-relacionadas-ao-uso-de-mochilas.html>, acesso em 29/05/2014.

(1_EDFIS_LIC_NA_CELIO_CORDEIRO) COLUNA VERTEBRAL

Este vídeo fala da coluna vertebral, coloca algumas doenças relacionadas a ela e da dicas de como evitar dores nas costas, é um vídeo muito interessante onde ele fala de doenças que muitas vezes estão presentes no nosso dia a dia. Coloca também alguns grupos musculares  que mantem a coluna em posição anatômica.  Este material pode ser utilizado em uma aula para conscientizar as pessoas do quão importante é o exercício físico. 


Disponível em <http://fisiomoreira.blogspot.com.br/?view=magazine>, acesso em 20/05/2014.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

(1_EDFIS_LIC_NA_EMANUELLY_SILVA) CUIDE DE SEU JOELHO

A articulação do joelho é a maior e mais complexa articulação do corpo humano, responsável por suportar e carregar boa parte do peso do corpo também é o primeiro a mostrar os sinais de desgaste por conta dos abusos cotidianos como o aumento de peso, treinos sem supervisão profissional, além dos pequenos deslizes durante as tarefas banais como agachar ou andar.
O joelho é uma das articulações que mais sofre lesões, principalmente durante atividades físicas, e pode atingir qualquer faixa etária. Por isso, ele precisa de atenção e cuidados redobrados para não apresentar problemas. As lesões mais comuns no joelho são as lesões ligamentares, meniscais e condrais (cartilagem) e elas ocorrem, normalmente, em decorrência de traumas relacionados à prática esportiva. A lesão ligamentar mais comum é a do ligamento colateral medial, que se localiza na face interna do joelho. Seu tratamento normalmente não requer cirurgia e a pessoa se recupera completamente. A lesão que mais requer tratamento cirúrgico é a do ligamento cruzado anterior, muito frequente em jogadores de futebol. A artrose do joelho também é muito comum e é ocasionada pelo desgaste da cartilagem articular ao longo dos anos.
Na imagem mostra as partes do joelho que podem ser afetadas em caso de lesão:

 No Brasil, o futebol é campeão absoluto como fonte de lesões no joelho. Porém, qualquer atividade esportiva, recreacional ou profissional, pode desencadear problemas sobre eles, dependendo da postura adotada no desempenho das funções. Por exemplo, profissionais de escritório, que ficam sentados por longos períodos têm maior chance de desenvolver dores patelares, devido ao encurtamento muscular. Para as mulheres, o uso constante de sapatos de salto alto pode ocasionar alterações articulares, causando problemas nos joelhos. O excesso de peso sobrecarrega as articulações dos membros inferiores, especialmente dos joelhos, o que leva ao desgaste mais rápido das estruturas da articulação.
O tratamento específico dependerá da lesão, podendo variar de medidas simples, como imobilização até tratamentos cirúrgicos para reconstrução ou reparo das estruturas lesionadas. Porém, medidas gerais e imediatas devem ser tomadas a qualquer trauma no joelho, para combater a dor e o inchaço, como manter a perna elevada, gelo e anti-inflamatórios.
Alguns exercícios específicos diminuem a incidência de determinados tipos de lesões nos joelhos relacionados à prática esportiva, porém o que ajuda a protegê-los é um bom alongamento, não somente antes de jogar bola, mas de forma regular e independente da atividade a ser exercida. É muito importante ser trabalhado esse assunto, pois nos ajuda a entender o que acontece com o joelho quando lesionado e nos permite agir se houver algum incidente com um aluno envolvendo o joelho.




(1_EDFIS_LIC_NA_THAYNÁ_DOMBROSKI_MOREIRA) ANATOMIA HUMANA, ESTUDE ONLINE COMO SE FOSSE NA PRÁTICA!

O site corpo zigoto é simples, mas uma maneira excelente para estudar anatomia humana não só a osteologia os músculos mas o corpo todo, as imagens são em 3D com opções de observar, movimentar e estudar o corpo humano em todas as posições, (anterior, posterior..) podendo estudar até os mínimos detalhes.

Uma boa opção para estudar!


Disponível em <http://www.zygotebody.com/> Acesso em 29/05/2014

quinta-feira, 29 de maio de 2014

(1_EDFIS_LIC_NB_JEFERSON_SCHERPINSKI_AMANCIO) QUAL O MAIOR OSSO DO CORPO HUMANO?

O maior osso do corpo humano é o Fêmur, que está localizado na Coxa.


O maior osso do nosso corpo é o fêmur sendo um membro inferior. Ele articula-se proximalmente com o osso do quadril (Ilíaco) e distalmente com a (Patela e Tíbia).

Qual é a sua importância?
É um osso importante porque consegue suportar o peso do nosso próprio corpo. E através dele adquirimos o equilíbrio e estabilidade para caminhar, correr, sentar.
O fêmur pode ser utilizado na sala de aula como objeto de pesquisa e estudo do corpo humano em diversas áreas, como por exemplo: da Saúde, Ciências Biológicas, Educação Física, etc. Em aulas de primeiros socorros em cursos de socorristas os estudantes terão conhecimento para lidar com fraturas expostas em acidentes, quais procedimentos tomarem. Através dele pode-se demonstrar aos alunos como são corrigidas as fraturas por exemplo de um osso quebrado de uma pessoa, e como é feita sua correção com pinos, prótese, parafusos, haste etc.


Acesso em: 28/05/2014.
  

(1_EDFIS_LIC_NB_DIESLEY_MAINARDES) APRENDENDO O PASSO A PASSO PARA PROVAS PRATICAS DE ANATOMIA

Este vídeo vai ajudar bastante na questão de estudar para provas praticas, para alunos que não tem como ir ate a faculdade estudar com os ossos que temos.
Esse vídeo e feito pelo professor doutor Jose Eduardo Scabora da faculdade Uniararas – SP o qual explica bem e a imagem do osso é bem boa pra se aprender e entender estruturas do osso.
Vídeo rápido e de fácil aprendizagem vale apena ver pessoal.

Acesso 27/05/2014

(1_EDFIS_LIC_NB_ALANA_MONTEIRO_LERMEN) ENTENDA OS LIGAMENTOS DA COLUNA VERTEBRAL

A coluna vertebral possui varias funções, como na mobilidade, ajuda na proteção de órgãos com o auxilio das costelas, proteção da porção ramificada do sistema nervoso, entre outras. Mas nada disso seria possível se ela não fosse bem estruturada, pois a coluna vertebral é um conjunto de ossos articulados, que estão unidos por alguns tipos ligamentos, como: Ligamentos longitudinais anterior, posterior e também pelos discos de intervertebrais. Nesse site citado abaixo, mostra como esses ligamentos estão localizados na coluna, de forma clara, facilitando o conhecimento.
Disponível em <http://www.auladeanatomia.com/site/pagina.php?idp=156Acesso em 29/05/2014

(1_EDFIS_LIC_NB_CAROLINA_CRISTIANE_GOSS) IDENTIFICAÇAO DE PESSOAS POR OSSOS

A reportagem mostra de uma forma bem simples sobre como identificar seres humanos através dos ossos. O responsável por esse estudo são os antropólogos. É utilizado seis passos para se obter o melhor resultado possível. O primeiro passo é identificar a idade do indivíduo, a cultura de que pertence, seu sexo e seu tamanho (estatura). No site apresenta as 6 maneiras de como é feito esse processo.
É interessante abordar com as crianças esse assunto, pois ele não se refere somente em ciências e biologia e sim na disciplina de história, mostrando como aqueles fósseis foram estudados. Abrange uma série de assuntos que irá enriquecer a aula e os conhecimentos do aluno. Deixando as aulas cada vez mais criativas e conseguindo manter a atenção e o interesse do aluno.





(1_EDFIS_LIC_NB_DANIEL_REGIS)TIPOS DE LESÕES E CUIDADOS COM O JOELHO

O joelho é uma estrutura muito complexa e responsável por suportar boa parte de nosso peso, devido sua extrema importância, o joelho é suscetível a diversas lesões provenientes de alguns fatores, e isso independe de faixa etária ou sexo. Para tanto é necessário conhecer as lesões mais comuns que atingem esta estrutura, e os cuidados necessários para evitar tais lesões. O Dr. Paulo Henrique Araujo (CRM-DF 13519), ortopedista e cirurgião graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, com especialização em Traumatologia ortopédica e cirurgia do joelho, responde as perguntas mais freqüentes com relação ao joelho.

(1_EDFIS_LIC_NA_PRISCILA_MAZEIKA) ESPORÃO DE CALCÂNEO: DOR ATINGE MAIS AS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA DE 40 A 50 ANOS

 "Meu pé,meu querido pé que me aguenta o dia inteiro..."
Os pés são parte fundamental do nosso corpo, mas muitas vezes não temos os devidos cuidados com ele. Temos que conhecer nossos pés, oque podemos usar e como usar e em qualquer sinal de incômodo buscar um diagnóstico e tratamento adequado, para assim evitar problemas como o apresentado nesse artigo.
É muito importante o professor usar de elementos extras para enriquecer as aulas como reportagens, artigos, curiosidades tornando a aula dinâmica e interessante, fazendo com que os alunos se interessem mais, como esse tema que é um problema muito comum.

(1_EDFIS_LIC_NA_JULIANO_DE_MORAIS_KOJURA) ARTROLOGIA DE UMA FORMA MAIS FÁCIL DE SE ENTENDER

O presente artigo trata sobre à Artrologia, que é a parte de Anatomia que estuda as articulações do corpo humano e todos os conjuntos de movimentos. 
Trata sobre as estruturas das articulações, significados das estruturas, cita as definições das articulações e exemplos de movimentos que cada um pode fazer em nosso corpo.
Como todos esses temas tratados no artigo, nós professores podemos trabalhar com o ensino fundamental e médio, mostrando estas informações para que entendam melhor seu corpo e os movimentos de suas articulações.


Disponível em <http://www.urisan.tche.br/~ckonrat/anat_art.pdf>, acesso em 28/05/2014.


quarta-feira, 28 de maio de 2014

(1_EDFIS_LIC_NB_ALEXANDRO_JR_MACHADO) CLASSIFICAÇÃO E CAUSAS DE ENTORSES DO TORNOZELO

É importante saber identificar os níveis da lesão principalmente para professores de educação física, os quais vão lidar com diversas situações em que seus alunos sofrem esse tipo de lesão, sabendo também as atividades físicas cabíveis a cada caso e a intensidade como elas devem ser impostas. 

     


Entorse é uma lesão muito comum no âmbito esportivo, principalmente no futebol. Causa um estiramento dos ligamentos ao redor da articulação.
São mais comuns na região lateral e o ligamento mais afetado é o talo-fibular anterior e o calcâneo fibular. Ocorre quando o pé vira e o peso do corpo permanece sobre o tornozelo ou o pé fica preso no chão e o corpo gira ao redor do tornozelo.

Nem todo caso é igual então se classifica em entorse de Grau 1, 2 e 3. 

O 3º é o mais complexo e o tempo de recuperação e as medidas tomadas para tratar o caso são bem maiores.

Disponível em < http://www.marcosbritto.com/2012/02/entorse-do-tornozelo.html >, acesso em 27/05/2014.  

(1_EDFIS_LIC_NB_LARISSA_SILVEIRA) ANATOMIA HUMANA NA ÁREA ARTÍSTICA

"Artista Americana reproduz Anatomia Humana com  tiras de papel, peças se destacam pela fidelidade de órgãos e tecidos."
Trabalho conhecido como QUILLING, na qual tiras de papel são enroladas dando forma às partes Anatômicas.
Nas aulas poderíamos mostrar imagens como a Anatomia Humana é rica, que esta abrangendo varia áreas até mesmo nas Obras Plásticas, com intuito de demonstrar os detalhes que obra leva, junto aos detalhes que temos na Anatomia nas obras da artista.

 Imagens da obra da artista 



acesso em 27/05/2014

terça-feira, 27 de maio de 2014

(1_EDFIS_LIC_NB_NOSÁ_JUVENCIO) TESTE SEUS CONHECIMENTOS E APERFEIÇOE

Este é um jogo que, através de uma brincadeira, pode-se aprimorar os conhecimentos adquiridos durante as aulas de Anatomia, aprender sobre o corpo humano com mais facilidade e o mais incrível com um jogo educativo.

acesso em 27/05/2014

(1_EDFIS_LIC_NA_ADRIANE_MASSUQUETO) CUIDADOS PARA CAMINHAR COM CRIANÇAS

Durante uma caminhada, pode ocasionar luxação no braço, o que pode ocorrer o deslocamento da cabeça do rádio, devido a elevação a criança pelo punho ou pelas mãos. A imagem retrata cuidados em que muitas vezes são despercebidos por adultos e uma forma de prevenção de lesão.
Durante as aulas de educação física escolar, pode-se realizar atividades que chame a atenção da criança e dos pais para o assunto. Realizar movimentos seguros, visando a importância de executar a caminhada correta.


(1EDFIS_LICEN_NA_KELLY LEMES) "LIÇOES DE ANATOMIA" - CURIOSIDADE:

A substituição dos cadáveres por modelos vivos ou de plástico cria uma controvérsia nas escolas sobre a técnica de dissecação de corpos. No Brasil, a dissecação se tornou objeto de controvérsia. Muitas faculdades do país, por falta de cadáveres, complementam as lições de anatomia com modelos de resina, que reproduzem as várias partes do corpo. São peças que podem ser desmontadas como um quebra-cabeça para que o aluno conheça cada detalhe anatômico. As escolas também lançam mão de programas de computador que simulam a dissecação digitalmente e de modelos vivos, que ficam parados diante dos alunos enquanto uma artista plástica, sob instruções do professor de anatomia, lhes pinta as partes do corpo que se referem ao assunto da aula. Muitos médicos e professores consideram que esses métodos alternativos podem até complementar o ensino com cadáveres, mas não substituí-lo. Na opinião deles, uma formação sólida em medicina exige que o aluno estude em corpos de verdade principalmente no caso dos cirurgiões.
"Não usar cadáver é como jogar futebol em um videogame: é bom, mas não é o mundo real", diz Richard Halti Cabral, professor de anatomia da Universidade de São Paulo e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia.



Disponivel em <http://veja.abril.com.br/270612/licoes-anatomia-690311.shtml>

 Acesso em 26/05/14.

domingo, 25 de maio de 2014

1_EDFIS_LIC_NA_EVA_LUZIANE_DENKEWICZ) ANATOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA? POR QUE?


Este Artigo  é de caráter descritivo-exploratório e aborda o perfil do ensino da Anatomia humana nos cursos de Educação Física, tendo como campo de pesquisa a região metropolitana de Porto Alegre. Perante pontos defendidos pelos professores responsáveis pelas disciplinas para a licenciatura e bacharelado. Sendo defendida a disciplina de Anatomia Humana como caráter básico e imprescindível para a formação de um bom profissional na área da Educação Física. Tendo em questão problemas como: a falta de trabalho com assuntos importantes por pouco tempo oferecido para a disciplina, repetência de alunos e quais métodos utilizados e por quê?
Este material nos auxiliara a compreender a importância e relação entre matérias ministradas a grade curricular, nos habilitando a obter conclusões concretas em aulas práticas e teóricas e nos esclarecendo questões muitas vezes levantadas. 


sexta-feira, 23 de maio de 2014

(1_EDFIS_LIC_NB_FÁBIO_SANTOS) APRENDER ANATOMIA, JOGANDO

Cansado de passar horas e horas lendo livros que parecem intermináveis? Que tal jogar e aprender?  
Muitas pessoas sentem dificuldades para aprender, decorar ou memorizar aquilo que veem nas salas de aula e em seus horários de estudos fora destas, por isso necessitam de meios para auxilar e complementar sua aprendizagem.
Esse blog aborda através de jogos teóricos e práticos os conteúdos da Anatomia Humana, deixando muito mais dinâmico e agradável seus estudos.




Disponível em <http://anatogames.blogspot.com.br/> acesso em 22/05/2014. 

(1_EDFIS_LIC_NA_ADRIANE_MASSUQUETO) POSTURA CORPORAL: HÁBITOS, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.

O texto retrata de hábitos posturais incorretos, mostrando suas causas e consequências para crianças e adolescentes. No texto há uma ênfase nos principais problemas que podem ocorrer durante a fase de crescimento.

Por fim, são apresentadas prevenções de deformidades na coluna, durante as aulas de Educação Física escolar, visando a conscientização das pessoas para uma postura correta e um estilo de vida mais saudável.

Disponível em  <http://www.santanapg.com.br/pss/pss1.pdf>, acesso em 19/05/2014.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

(1_EDFIS_LIC_NA_ALFREDO_NACONEZI_JUNIOR) SISTEMA ESQUELÉTICO

O sistema esquelético é constituído de ossos e cartilagens:
Ossos: são órgãos, tecidos vivos resistentes que possuem uma cor esbranquiçada. Ligam-se a outros ossos através das articulações formada por cartilagem, constituindo assim o esqueleto;
Cartilagem: é um tecido elástico responsável pela conexão dos ossos, ocupa as superfícies articulares dos ossos onde ocorre o movimento.

O sistema esquelético tem como principais funções:
  • Sustentação do corpo;
  • Proteção de órgãos vitais;
  • Embasamento mecânico para a movimentação;
  • Armazenamento de sais;
  • Suprimento de novas células sanguíneas;
  • Reserva energética. 
  

                                                
 

Pode ser aplicado em aulas de Educação Física na modalidade de atletismo, devido às funções que esse sistema exerce na dinâmica do corpo. Pode-se aproveitar o conhecimento do sistema esquelético na coordenação do movimento, na resistência e na velocidade através da corrida.

 
  

 Disponível em <http://www.afh.bio.br/sustenta/sustenta1.asp> acesso em 20/05/2014.

(1_EDFIS_LIC_NA_LETICIA_MIKA) ARTICULAÇÕES



De acordo com os estudos em Anatomia Humana, o corpo humano é capaz de realizar diversos movimentos, graças à articulação encontrada em nosso esqueleto. O responsável por dar esta mobilidade entre ossos e estabilizar as zonas de união entre os vários segmentos do esqueleto é o Sistema Articular. O vídeo aula abaixo explica detalhadamente como o Sistema Articular é formado e classificado, podendo ser apresentado aos acadêmicos após a explicação do professor (a) para uma melhor compreensão sobre o assunto.




Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EKIQM3McXus>, acesso em 19/05/2014

(1_EDFIS_LIC_NB_LARISSA_ADAMI) O OMBRO E SUAS ARTICULAÇÕES.

Este site trás de forma simples e clara como funciona as articulações do nosso ombro,assim como nos explica quais são os tipos de movimentos que estas executam.Tal material poderá ser utilizado nas disciplinas referentes à Ginástica,visto que é um dos esportes que mais tem dado medalhas nas competições mundiais.

(1_EDFIS_LIC_NB_LARISSA_ADAMI)PRA QUE PARAFUSO?

Este artigo mostra o uso de um novo material biodegradável que ainda está em teste,na reconstrução de ossos quebrados. Este material biodegradável poderá ser a esperança para muitas pessoas.Este artigo poderá ser usado para mostrar aos alunos meios alternativos de reconstrução, bem como de ossificação óssea.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

(1_EDFIS_LIC_NB_EDENISE_RIBAS) OSSOS DA MÃO

O site exemplifica de uma forma clara e de fácil entendimento os ossos da mão. Trabalhando por meio de ilustrações e com pequenos detalhamentos sobre esses ossos, referente às regiões do carpo, metacarpo e falanges. Podendo este ser utilizado na Educação Física para explicação dos movimentos da mão em passes de bola como no basquete, handebol e vôlei.



Disponível em < http://www.auladeanatomia.com/osteologia/ossosdamao.htm >, acesso em 18/ 05/2014.