Participação final

Comentário 3

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

(1_EDFIS_LIC_NA_Emanuelly_Silva Postagem 2) RINITE ALÉRGICA

Rinite alérgica é a inflamação das mucosas da cavidade nasal, causada por uma reação exagerada do organismo a partículas que estão no ar como poeira, pelos de animais, ou qualquer outra partícula, chamada alérgenos, que tenha capacidade de provocar uma reação alérgica. Os alérgenos podem entrar em contato com nosso corpo por inalação, ingestão, contato com a pele ou inoculação na pele, como picadas de insetos. 
As pessoas alérgicas são aquelas que ao entrar em contato com algum alérgeno passam a produzir anticorpos contra eles, como se essas partículas fossem causar algum dano ao organismo. Por vezes, as pessoas não possuem alergia quando pequenas, mas passam a ter no decorrer dos anos.
Os sintomas da rinite alérgica são: espirros, coriza e entupimento nasal, lacrimejamento e coceira nos olhos, nariz e palato (céu da boca).  Em algumas pessoas, a rinite alérgica pode ocorrer apenas em determinadas épocas do ano, mas muitos apresentam crises quase constantes de rinite alérgica.
A rinite alérgica não tem cura, porém, para o seu tratamento, devemos evitar a exposição aos alérgenos que causam as crises. Também existem remédios que auxiliam no tratamento como:
Solução salina: lavar as narinas com soro fisiológico ou outras soluções salinas é eficiente para eliminar os alérgenos que se fixam na mucosa nasal nos casos mais leves.
Descongestionantes nasais: Eles causam uma constrição dos vasos nasais, diminuindo a secreção de muco e aliviando os sintomas. Entretanto, não devem ser usados por mais de três dias seguidos, pois causam dependência.
Anti-histamínicos: como a histamina é a substância que causa os sintomas da rinite alérgica, drogas anti-histamínicas podem ser usadas para o tratamento.
Corticoides nasais: Os corticoides nasais são efetivos no tratamento e na prevenção da rinite alérgica, podendo ser usados mesmo fora das crises.
Imunoterapia: a imunoterapia é um tratamento que dessensibiliza o paciente aos alérgenos, ou seja, consiste na injeção de pequenas doses do alérgeno de modo a acostumar o organismo ao mesmo.
É de grande importância tratar sobre esse assunto em sala de aula, pois vários de nossos alunos podem ter rinite alérgica, mas não saberem o que causa e nem como tratar. É função do professor de educação física auxiliar os alunos para melhorar a sua saúde.
Disponível em < http://www.mdsaude.com/2011/06/rinite-alergica-tratamento.html>, acesso em 09/09/2014.
Nesse site existem várias dúvidas respondidas sobre a rinite alérgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário