Participação final

Comentário 3

terça-feira, 30 de setembro de 2014

(1_EDFIS_LIC_NA_André_Luiz) O QUE ACONTECE COM AQUELE CHOCOLATE QUE COMEMOS?

O trato gastrointestinal responsabiliza-se pelo transporte e absorção dos nutrientes necessários para o desenvolvimento do organismo, posteriormente, livrando-se do que não foi absorvido.
O funcionamento deste sistema é muito complexo e neste vídeo muito didático, podemos observar detalhes importantes que, por vezes passam, e não damos a devida atenção. De linguagem simples e pausada, obtém-se a visualização do caminho percorrido pelos alimentos, permitindo melhor compreensão do processo.
Ajudará de maneira significativa nas aulas que abordam assuntos que envolvem o sistema digestório.

Opção 1 : Transmitir o vídeo por completo, após explanação em sala de aula.Em seguida retirada de dúvidas.
Opção 2 : Transmitir o vídeo em partes pausadas, conciliando apresentação e explanação em seguida.



Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU>, acesso em 12/09/2014.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

(1_EDFIS_LIC_NB_Igor_Gustavo_Schoroeder) A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE

O sistema circulatório é um conjunto de órgãos que tem a função de levar oxigênio e nutrientes por todo o nosso corpo, além de bombear o sangue, que é um líquido rico em substâncias essenciais para a vida.
     A importância da doação de sangue se deve ao fato de que diariamente ocorrem cirurgias de transfusão de sangue, seja por acidentes que os pacientes tiveram ou mesmo doenças específicas do sangue, como hemofilia e leucemia. O sangue é um líquido transportador das substâncias mais importantes para a vida, por isso não pode ser substituído por outro elemento, apenas pelo sangue do doador. Por esse motivo, a doação de sangue é tão importante.
     Doar sangue é um ato simples e seguro, que não traz nenhum risco para a saúde do doador. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam os Hemocomponentes necessários para atender todos os necessitados.
     Como futuros educadores, é nosso dever promover campanhas e palestras nas escolas, incentivando os alunos desde cedo para que tenham a consciência de que um simples gesto pode salvar inúmeras vidas.

(1_EDFIS_LIC_NB_Nosá_Juvencio) DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Para conhecer, esse vídeo mostra algumas doenças que ocorrem no sistema respiratório, como a Rinite, Asma, Resfriado, Gripe e Enfisema Pulmonar. Bom para que possamos entender sobre e como, de certo modo, controlar.




Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NcNHI5a8f9o> Acesso em: 11 de setembro de 2014.

(EDFIS_LIC_NA_Priscila_Mazeika) Você sabia que viajar de avião pode matar, mesmo que ele não caia ou seja sequestrado por terroristas?

Sim pessoas que se encaixam nos fatores de risco para desenvolver quadros de trombose quando imóveis por longo períodos ou seja sentadas podem ter a formação de coágulos e acabar entrando em óbito.
A trombose é a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia localizada no interior de uma parte do corpo, geralmente nas pernas.A trombose venosa afeta principalmente as veias grandes no segmento inferior principalmente das pernas e das coxas, o coágulo pode bloquear o fluxo sanguíneo causando inchaço e dor. Quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea é chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, pulmões, no coração ou em outra área levando a lesões graves.
Esse artigo desperta a  curiosidade podendo ser usado como um complemento  para a  aula, onde os alunos aprenderão como conhecimentos e atitudes básicas ajudam a prevenir problemas de circulação.

                        
                                                        

(1_EDFIS_LIC_NB_Alana_Monteiro_Lermen) ENTENDA O APÊNDICE

O apêndice é um tubo vermiforme que parte da primeira parte do intestino grosso.Embora  muitas pessoas julgam-o inútil, estudos recentes mostram que nessa delicada parte do corpo serve como abrigo pra bactérias que ajudam no funcionamento do intestino. Se o apêndice inflama se da a apendicite, e é uma das causas mais comuns de cirurgia abdominal de emergência, essa inflamação pode ocorrer pela retenção de fezes, um objeto estranho ou raramente por um tumor. Geralmente o primeiro sintoma é dor em volta do umbigo, com forme a inflamação vai aumentando a dor vai até a região onde se localiza o apêndice, também pode se ter calafrios, constipação, diarreia, febre, perda de apetite, náusea, tremores e vômitos. O tratamento mais eficaz é a cirurgia de retirada do apêndice. Esse é um tema interessante de se trabalhar, pois muitas vezes cabe ao profissional de educação física perceber e encaminha o aluno ao médico.Disponível em<http://www.minhavida.com.br/saude/temas/apendicite> acesso em: 09/08/2014



sábado, 13 de setembro de 2014

(1_EDFIS_LIC_NB_Jhonny_Matheus) APRENDENDO SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO

Que tal aprender sobre o sistema digestório através de atividades online onde os alunos testam seu conhecimento e ao mesmo tempo aprendem mais sobre o sistema digestório através de perguntas, palavras cruzadas, de associar nomes com as suas estruturas e entre outros. Não perca tempo e de uma olhadinha!!!


(1_EDFISI_LIC_NA_Kelly_Lemes_Padilha) APRENDENDO SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO DE FORMA DIVERTIDA

É muito interessante a viagem que o alimento faz pelo nosso corpo, as funções de cada órgão, quais participam desse processo.
Para ficar tao interessante para as crianças também quando formos ensinar sobre esse sistema podemos utilizar algumas atividades e jogos como caça palavras, forca, Quiz, etc.
Abaixo segue alguns exemplos:

Para Colorir
Para Imprimir

Lembrando que essas são apropriadas para crianças do ensino fundamental.

Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/sistema-digestorio.html>, acesso em 12/09/2014.

(1_EDFIS_LIC_NA_Stefany_Gonçalves_de_Oliveira) CURIOSIDADES SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO

Pessoas encontrei algumas curiosidades bem legais sobre o sistema respiratório, achei super importante vocês ficarem sabendo, pois são coisas simples mais com uma fundamentação super importante. 

CURIOSIDADES COMO:


1 - Por que soluçamos?

2 - Susto cura soluço? Por que?
3 - Como acontece o reflexo da tosse?
4 - Como acontece o reflexo do espirro?

- Por que é impossível espirrar de olhos abertos?


(1_EDFIS_LIC_NA_CELIO_CORDEIRO‏‎) SISTEMA CARDIOVASCULAR

Este trabalho traz a definição de sistema cardiovascular, colocando como algo simples mais com grande responsabilidade no organismo, formado pelo coração, pelos grandes, pequenos e médios vasos e capilares que é por onde o sangue circula. Com uma imagem do coração, da a localização do mesmo, separando em átrio direito e esquerdo ventrículo direito e esquerdo.  Fala um pouco de infarto do miocárdio, ataque cardíaco, ciclo cardíaco, neuro-transmissores e ao fim colocam algumas questões relacionadas ao sistema cardiovascular e sistema circulatório. Este material pode ser utilizado para acadêmicos e alunos do ensino médio com o propósito de que eles possam fazer uma boa leitura do material  e em seguida possam responder as questões. 


(1_EDFIS_LIC_NA_Matheus_Bach) Sistema Digestório

Este texto, segue sendo como parte do livro Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Escrito de forma clara, sucinta e detalhada, nesse caso, todo o processo digestório, desde a ingestão na boca, a ação enzima amilase produzida nas glândulas salivares, até o movimento involuntário e voluntário dos esfíncteres (músculos arredondados) do reto do anus.
Explica cada processo de formaclara, com varias figuras ilustrativas sobre os diversos processos, como do adquirir de energia pelo alimento, das 7 etapas da digestão, da quebra de macromoléculas, entre outras.
Também traz alguma noção sobre a importância de uma alimentação balanceada, bem como atividades para exercitar a memória do leitor.



Disponível em:<http://cejarj.cecierj.edu.br/pdf_mod3/CN/Unidade05_Bio.pdf>,  acesso em 11/09/2014.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

(1_ED_LIC_NB_Daniel_Regis) Reconheça os sintomas da apendicite

O apêndice é um tubo vermiforme que parte da primeira parte do intestino grosso e que se localiza na região inferior direita do abdômen, pois bem, curiosamente este tecido têm uma função popularmente um tanto quanto incômoda e indesejada, "inflamar".
O apêndice pode infeccionar, principalmente nas crianças, adolescentes e adultos jovens. Os motivos são poucos conhecidos. Chamamos esta infecção de apendicite. Apresentam como sintomas: dores e câimbras na região situada entre o lado direito da bacia e umbigo, náuseas, febre, vômitos, diarreia e constipação intestinal.
Nesse caso, a intervenção cirúrgica, chamada de apendicectomia, deve ser de urgência, pois se não a parede do apêndice pode se romper e esta infecção se alastrar por toda cavidade abdominal. 
Como a nossa profissão visa sempre a prevenção e manutenção da saúde, a matéria a seguir nos apresenta passo a passo como reconhecer os sinais desta inflamação. 

Disponível em < http://pt.wikihow.com/Reconhecer-os-Sintomas-de-Apendicite > Acesso em 12/09/2014

(1_EDFIS_NB_LIC_Tatiane_Alves) Vamos entender mais sobre Sistema Digestório

Esse site é interessante pois explica passo por passo do sistema digestório e ainda fala de suas complicações. É através dos alimentos que o nosso organismo retira os nutrientes necessários para a construção de novos tecidos e também faz a manutenção. Este processo é possível graças ao sistema digestório, que transforma o alimento em pequenas moléculas para entrarem em nossas células. É constituído por boca, esôfago, fígado, vesícula biliar, estômago, intestinos (grosso e delgado) reto e glândulas anexas.


Disponível em <http://www.todabiologia.com/anatomia/sistema_digestorio.htm> Acesso em 11/09/2014.

(1_EDFIS_LIC_NB_Fábio_Santos) PREPARANDO SEU CORPO DESDE PEQUENO

A natação para bebês é um método que vem sendo cada vez mais utilizado pelas famílias e investido dentro do ambiente escolar para o desenvolvimento das crianças desde os seus primeiros anos de vida. Os benefícios que ela trás são inúmeros, como fortalecimento do sistema cardio-respiratório, Sistema Imune e auxilia no desenvolvimento das habilidades psicomotoras da criança.

(1_EDFIS_LIC_NB_Alexsandro_Junior_Machado) Saiba o que é e quais são as causas do ronco em sua barriga


Principalmente quando vai chegando a hora das refeições diárias, um monstro desperta atrás do abdômen e anuncia a você e a todos que estão ao seu redor que está na hora de comer.
            Isso acontece devido ao aumento de estímulos que causam as contrações musculares, denominado peristaltismo, por sentir a falta de alimento. Esses movimentos peristálticos chacoalham o ácido juntamente com o ar dentro do estômago e isso causa um barulho desagradável.
            É comum em todas as pessoas, mas em alguns o barulho é mais frequente e perceptível, o mesmo está relacionado a uma alimentação inadequada e um organismo mais sensível.
            Essa é uma curiosidade interessante para levar aos alunos, para que eles encarem de outra maneira e não seja motivo de piada entre os colegas. Uma dica para evitar esses sons desagradáveis, é ter uma dieta saudável, regular e levar uma fruta para comer entre os espaços reservados para a alimentação, caso de ser pego desprevenido e os leõezinhos estejam soltos na sua barriga, apenas encare com humor.


Acesso em 11/09/2014 

(1_EDFIS_LIC_NA_JULIANO_DE_MORAIS_KOJURA) Sistema respiratório

Com este texto podemos perceber com é importante o nosso sistema respiratório, de como cuida-lo para termos uma saúde muito boa, como proporcionar o nosso corpo ter um sistema respiratório bom para manter o funcionamento dos outros órgãos.
Podemos conhecer partes por partes de nosso sistema respiratório, como e seu desenvolvimento e sua funcionalidades.
Assim também estando em uma sala de aula podemos passar todas essas informações aos nossos alunos e informá-los dos cuidados que devemos ter com nosso sistema respiratório, formas de prevenir doenças respiratórias.

Acessado em:09/09/2014

(1_EDFIS_LIC_NA_Kleberson_Pacheco Postagem 2) AMÍGDALITE

Amigdalite é a inflamação das amígdalas, que se localizam no fundo da garganta e agem defendendo esta região de vírus e bactérias.
Seus sintomas são: Dor de garganta por mais de 2 dias, dificuldade para engolir, pois a garganta fica vermelha e inchada, febre, tosse seca, perda de apetite, mal estar e, em alguns casos pode haver pus na garganta.
É causada devido à presença de vírus ou bactérias na garganta, geralmente quando o sistema de defesa do organismo está afetado.
A amigdalite pode ser: Bacteriana (causada por bactérias), Viral (causada por vírus), Aguda (dura até 3 meses) e Crônica (dura mais de 3 meses).



Tratamento:

· Seu tratamento é feito tomando antibióticos, no caso da amigdalite bacteriana, ou remédios para dor e febre, no caso de amigdalite viral.

· Fazer gargarejos com água morna salgada 2 vezes por dia auxilia no tratamento da doença.

· É aconselhável que se beba bastante água, consuma alimentos líquidos ou pastosos e ricos em vitamina C para ajudar no controle da doença.

· Quando a pessoa tem crises constantes de amigdalite é feita a retirada das amígdalas.

A amigdalite é contagiosa, por isso é bom colocar um lenço ou o antebraço na frente quando for tossir, lavar bem as mãos e não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, pratos, talheres e copos.
É importante tratarmos sobre esse assunto com nossos alunos, pois apesar de ser comum ter amigdalite, muitos podem não saber sobre a doença ou como tratá-la, então alertamos nossos alunos e fazemos com que eles se interessem mais em cuidar de sua saúde.

Disponível em <http://www.tuasaude.com/amigdalite/>, acesso em 10/09/2014

(1_EDFIS_LIC_NA_Adriane_Massuqueto) RESPIRAÇÃO ADEQUADA DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA

O site aborda a importância de se respirar corretamente, juntamente para cada tipo de exercício físico, como a musculação e a corrida. 
Durante as aulas de educação física, pode-se informar ao aluno a forma correta de se respirar, para que assim não haja desconforto e o desperdício do exercício.
Muitos alunos têm o hábito de respirar pela boca, eles podem ter a consciência de que o correto é respirar pelo nariz, porém não conhecem as justificativas para o correto.

(1_EDFIS_LIC_NA_LETICIA_MIKA) SISTEMA DIGESTÓRIO



O sistema digestório é composto por: BOCA - FARINGE - ESÔFAGO - ESTÔMAGO - INTESTINO DELGADO - INTESTINO GROSSO - PERITÔNIO - ÓRGÃOS ANEXOS - FÍGADO - VESÍCULA BILIAR - PÂNCREAS.
O link abaixo refere-se á um vídeo aula que estará explicando individualmente e de forma simples cada item acima citado que corresponde ao sistema digestório, o vídeo também pode ser utilizado após a explicação do professor para o aprofundamento do conteúdo e esclarecimento de dúvidas.

* Vídeo-aula:


* Atividades:
Podemos estar ensinando as nossas crianças os sistemas do corpo humano de uma forma prática e divertida, um exemplo de atividade é essa abaixo, na qual os alunos deverão pintar todas as partes do sistema digestório.







Disponível em: <http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-digestivo.htm>, acesso em 09/09/2014

(1_EDFIS_LIC_NA_Emanuelly_Silva Postagem 2) RINITE ALÉRGICA

Rinite alérgica é a inflamação das mucosas da cavidade nasal, causada por uma reação exagerada do organismo a partículas que estão no ar como poeira, pelos de animais, ou qualquer outra partícula, chamada alérgenos, que tenha capacidade de provocar uma reação alérgica. Os alérgenos podem entrar em contato com nosso corpo por inalação, ingestão, contato com a pele ou inoculação na pele, como picadas de insetos. 
As pessoas alérgicas são aquelas que ao entrar em contato com algum alérgeno passam a produzir anticorpos contra eles, como se essas partículas fossem causar algum dano ao organismo. Por vezes, as pessoas não possuem alergia quando pequenas, mas passam a ter no decorrer dos anos.
Os sintomas da rinite alérgica são: espirros, coriza e entupimento nasal, lacrimejamento e coceira nos olhos, nariz e palato (céu da boca).  Em algumas pessoas, a rinite alérgica pode ocorrer apenas em determinadas épocas do ano, mas muitos apresentam crises quase constantes de rinite alérgica.
A rinite alérgica não tem cura, porém, para o seu tratamento, devemos evitar a exposição aos alérgenos que causam as crises. Também existem remédios que auxiliam no tratamento como:
Solução salina: lavar as narinas com soro fisiológico ou outras soluções salinas é eficiente para eliminar os alérgenos que se fixam na mucosa nasal nos casos mais leves.
Descongestionantes nasais: Eles causam uma constrição dos vasos nasais, diminuindo a secreção de muco e aliviando os sintomas. Entretanto, não devem ser usados por mais de três dias seguidos, pois causam dependência.
Anti-histamínicos: como a histamina é a substância que causa os sintomas da rinite alérgica, drogas anti-histamínicas podem ser usadas para o tratamento.
Corticoides nasais: Os corticoides nasais são efetivos no tratamento e na prevenção da rinite alérgica, podendo ser usados mesmo fora das crises.
Imunoterapia: a imunoterapia é um tratamento que dessensibiliza o paciente aos alérgenos, ou seja, consiste na injeção de pequenas doses do alérgeno de modo a acostumar o organismo ao mesmo.
É de grande importância tratar sobre esse assunto em sala de aula, pois vários de nossos alunos podem ter rinite alérgica, mas não saberem o que causa e nem como tratar. É função do professor de educação física auxiliar os alunos para melhorar a sua saúde.
Disponível em < http://www.mdsaude.com/2011/06/rinite-alergica-tratamento.html>, acesso em 09/09/2014.
Nesse site existem várias dúvidas respondidas sobre a rinite alérgica.

(1_EDFIS_LIC_NA-CELIO-CORDEIRO) SISTEMA CARDIOVASCULAR

Este trabalho traz a definição de sistema cardiovascular, colocando como algo simples mais com grande responsabilidade no organismo, formado pelo coração, pelos grandes, pequenos e médios vasos e capilares que é por onde o sangue circula. Com uma imagem do coração, da a localização do mesmo, separando em átrio direito e esquerdo ventrículo direito e esquerdo. Fala um pouco de infarto do miocárdio, ataque cardíaco, ciclo cardíaco, neurotransmissores e ao fim colocam algumas questões relacionadas ao sistema 
cardiovascular e sistema circulatório. 

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

(1_EDFIS_LIC_NB_Eva Luziane_Denkewicz) UM PASSEIO POR: “O Fantástico Corpo Humano”

Muito interessante e  curioso, uma maneira fantástica de nos conhecermos ao natural; muito construtivo as crianças em questão intelectual e cultural despertando a curiosidade aos pequenos. Nos abre um leque de conhecimento e imagens no esperadas.

(1_EDFIS_LIC_NB_Eva Luziane_Denkewicz) QUEM NOS DEFENDE?

Este material consiste em uma linguagem fácil de entender, mostrando todo o sistema linfático e como ele funciona, obtendo todos os vasos linfáticos e linfonodos e suas devidas localizações. Rico em imagens ilustrativas facilitando em sala de aula a aplicação aos alunos. Este material servira como uma  ferramenta elaborada para uma aula.
  
Disponível em <http://www.auladeanatomia.com/linfatico/linfa.htm>, acesso em 07/09/2014.

(1_EDFIS_LIC_NB_Jeferson_Scherpinski_Amancio) DOE VIDA

O transplante de coração é  indicado para pessoas que possuem doenças cardíacas graves, onde não podem ser tratados com medicamentos nem resolvidos com cirurgias.
O paciente deve aguardar um doador compatível até o momento da cirurgia, muitos morrem na fila de espera, pois o coração não suporta tanto tempo de espera. Há poucos doadores e esse é um dos maiores problemas.
Iniciado o processo cirurgíco, o coração do paciente doente é removido, e sua vida é mantido por aparelhos, que fazem as mesma funções do coração. Importante ressaltar que iniciado o processo o coração novo tem que ser tranplantado durante 4 horas no maxímo, por isso que exige-se muita rapidez.
Depois do transplante, o paciente ganha em média 10 anos de vida a mais para viver. Onde devera tomar medicamentos para o resto  de sua vida após a cirurgia.

95% dos transplantados Podem praticar atividades físicas normalmente e voltar a rotina de trabalho.

Esse assunto pode vir a servir de estudo nas áreas da saúde, e como objeto de curiosidade e conhecimento dos demais.
Segue um link para os demais intessados que queiram ver de perto como é o processo de ganhar vida novamente: 


(1_EDFIS_LIC_NB_Edenise_Ribas) SINUSITE X RESFRIADO

A sinusite é uma inflamação dos seios da face, recorrente de fatores que podem ser alérgicos ou infecciosos não permitindo a correta saída da secreção dessa mucosa. O nome desse processo seria rinossinusite, pois a inflamação além de atingir a mucosa dos seios da face (seios paranasais) atinge a mucosa nasal.
Ela pode ser apresentada como Sinusite aguda quando seus sintomas duram por um período inferior a 12 semanas e Sinusite crônica está se estendendo por um período maior que 12 semanas podendo acompanhar a vida toda da pessoa quando não tratada. As principais queixas por pessoas que apresentam a Sinusite são dores de cabeça e frequente coriza, seus sintomas podem atrapalhar nas atividades cotidianas dos indivíduos comprometendo seus relacionamentos sociais.
Ela é constantemente confundida com um resfriado mesmo havendo grandes diferenças, enquanto o resfriado dura em media 1 a 2 semanas e desaparece sozinho a sinusite se estende por um período mais longo e acompanhado de sintomas mais graves. Pode ocorrer do resfriado devido ao sistema imunológico baixo passar a desenvolver uma sinusite aguda e debilitar ainda mais o organismo que já estava debilitado devido ao resfriado. Seus sintomas são parecidos com os sintomas da Sinusite apresentando cefaleia, congestão nasal, secreções nasais e tosse (mais frequente no resfriado). Porem enquanto a sinusite aguda é tratada com antibiótico o resfriado comum não pode ser tratado com essa medicação, podendo desencadear sua complicação.
Os links abaixo trazem as principais causa da sinusite e resfriado, seus tratamentos e também as respostas do organismo a cada medicação.
Nas aulas o tema pode ser usado para tratar do comprometimento na vida escolar que tais infecções podem causas.

Disponível em:

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

(EDFIS_LIC_NA_THAYNÁ_DOMBROSKI_MOREIRA) SISTEMA RESPIRATÓRIO

O sistema respiratório é composto pelas cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e por um par de pulmões. A boca também costuma participar desse processo.

COMO OCORRE?

Na inspiração, o ar entra pelas narinas e, depois, para as cavidades nasais depois, o ar passa pela faringe e continua seu caminho pela laringe. De lá, passa para a traqueia, que se divide em dois tubos, bem curtos, chamados brônquios. São eles que levarão o ar até os pulmões. Os pulmões se localizam um de cada lado, e ficam protegidos pelas costelas. Eles são divididos em partes menores, chamadas lóbulos. O da direita, maior, possui três lóbulos e o esquerdo, dois. É nos pulmões que o oxigênio é separado, e depois levado, pelo sangue, para as nossas células. A expiração ocorre quando o ar vai para fora de nosso corpo, levando com ele os elementos que nosso organismo não utilizou. O gás carbônico é um deles. 

2 DICAS PARA SALA DE AULA

-DICA 1: Como construir um pulmão usando bexiga:

A imagem a seguir mostra um pulmão feito apenas com sucata, essa atividade pode ser feita em sala de aula durante a aula de ciências ou aula teórica de educação física, com crianças entre 7 a 9 anos, cada aluno constrói o seu com auxilio do professor. Estimula o aprendizado e a criatividade da criança.

-DICA 2: animação:

A animação a seguir pode ser um complemento da aula, onde as crianças poderão ver de forma clara cada etapa que o oxigênio percorre no corpo, depois o professor (a) poderá indicar para a criança o que cada etapa representa no pulmão de sucata construído por ela.


(1_EDFIS_LIC_NB_Carolina_Goss) AULA CRIATIVA

O conteúdo presente nesse site está ligado com a reportagem VEJA Pulmões a salvo - 26/04/2010.
 O conteúdo aborda como realizar uma aula divertida, criativa usando materiais alternativos como: garrafas plásticas; bexigas; rolhas; elásticos; tubos em forma de "Y" (pode ser fabricado com três canudos colados); fita adesiva.
 A intenção é que os alunos aprendam como funciona o sistema respiratório. O site apresenta passo a passo para a realização da aula. Apresentando uma aula divertida e criativa aos alunos, aprender fica mais fácil.


(1_ED_FIS_NB_Diesley_Mainardes) LARGA ESSA BOMBINHA E VEM PRA PISCINA

Uma dica muito boa pra saúde das crianças. Além de contribuir o desenvolvimento físico a natação ativa a circulação, aumenta a estrutura muscular e facilita o trabalho mecânico do pulmão. Esse seria um bom motivo para os pais das crianças colocarem seus filhos na natação, são bem poucas as escolas que podem dar a estrutura pra essa prática mas seria interessante trabalhar em uma escola com a natação.

(1_EDFIS_LIC_NA_Matheus_Bach) O CORAÇÃO E A IDADE

Nos presentes estudos, são apresentados as mudanças e o funcionamento do sistema cardiovascular, assim como os problemas e as alterações mórficas e fisiológicas que ocorrem natural e/ou de forma patológica em idosos.
No primeiro estudo, O Coração no Idoso, nos mostra os principais motivos para o aumento da vulnerabilidade à cardiopatias associadas ao envelhecimento, como a hipertrofia do ventrículo esquerdo, enrijecimento do coração devido a troca de elastina por colágeno, entre outros problemas e fatores inerentes aos mesmo, constatado como sendo as causas no aumento da mortalidade e da morbidade em idosos. Junto a apresentação da doenças, fatores que podem vir a influenciar e das mudanças estruturais naturais do sistema cardiovascular idoso, denota formas para a avaliação do comportamento e das peculiaridades resultantes dessas alterações. Bem como as diversas formas de prevenir ou de tratar tanto as ocorrências naturais quanto as mudanças advindas de patologias. 
Já no outro estudo, Envelhecimento e Pressão Arterial, objetivou “analisar as alterações no sistema cardiovascular inerentes ao envelhecimento, que provocam o aumento dos níveis de PA (pressão arterial) com o avançar da idade e que podem dar origem a hipertensão arterial.”(MENDES et al.). Denotado e tendo como subtítulo “os efeitos do envelhecimento no sistema cardiovascular” como alterações estruturais e funcionais tanto no coração e no próprio sistema vascular. Bem como, denota, também, as principais causas para o aumento da PA, seus efeitos e suas consequências.
Além de alimentar o conhecimento de forma clara e simples, estes estudos auxiliam a leitor a se precaver sob problemas posteriores da lei natural e quais os fatores que vem a auxiliar e/ou acelerar patologias associadas ao envelhecimento.
Referencias:

WAJNGARTEN, Maurício, O Coração no Idoso, Jornal Diagnóstico em Cardiologia, no 43, Agosto de 2010. 

Disponível em <https://cardios.com.br/arquivos_dados/foto_alta/foto-noticia-id-69-f1.pdf> acessado em: 27/08/14.

MENDES et al, Envelhecimento e pressão arterial, Acia Med Port, 2008. 

Disponível em:<http://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/viewFile/769/446 > Acessado em: 27/08/14.

( 1_EDFIS_LIC_NA_Leticia_Mika ) SISTEMA CIRCULATÓRIO

Definição:
O coração é o principal responsável pelo bombeamento de nutrientes e oxigênio que percorrem as veiais e arteriais de todo o corpo humano. O sistema circulatório é composto pelo órgão coração, vasos sanguíneos e também o sangue.
 
Tamanho, localização e peso:
Um coração  tem aproximadamente o tamanho de uma mão fechada. Localiza-se entre os dois pulmões e é protegido pelas costelas.  O coração pode pesar em média 300 gramas dependendo do sexo e tamanho do indivíduo.

Como funciona?
O sangue sempre irá percorrer de um átrio para um ventrículo. O átrio direito passa o sangue para o ventrículo direito que leva o sangue até os pulmões e o faz voltar para o átrio esquerdo gerando a passagem do sangue para o ventrículo esquerdo que por sua vez ficará responsável por mandar o sangue já oxigenado para o restante do corpo.

Divisão:
O coração possui quatro cavidades:

  • Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior;
  • Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.



Curiosidades: 
O coração não precisa de um corpo:
Um coração humano ainda pode bater depois de ser removido do corpo. Isso ocorre porque o coração gera os seus próprios impulsos elétricos, que causam o batimento. Enquanto um coração continuar recebendo oxigênio, ele irá  bater, mesmo estando separado do resto do corpo.

Os glóbulos vermelhos são especiais:
Os glóbulos vermelhos não têm núcleo, por falta dessa  grande estrutura interna, cada célula vermelha do sangue tem mais espaço para transportar o oxigênio que o corpo necessita. Mas, sem um núcleo, as células não se podem dividir ou sintetizar novos componentes celulares. 

* O link abaixo pode ser utilizado após a explicação do conteúdo para o aprofundamento sobre o Sistema Circulatório e dúvidas não esclarecidas. 

Disponível em: <http://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/>, acesso em 25/08/2014

(1_EDFIS_LIC_NA_JULIANA_DE_LIMA_COSMOSKI) SISTEMA RESPIRATÓRIO

-O Sistema Respiratório é constiuído de:
Vias aéreas condutoras -> cavidade nasal, faringe (sistema respiratório superior), laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares (sistema respiratório inferior).
-Pulmões
-Órgãos auxiliares-> pleura, caixa torácica e músculos respiratórios.

Funções:
Realizar trocas gasosas;
Possuir receptores para o olfato;
Vocalização;
Eliminação de vapor d'água;
Filtrar, aquecer e umedecer o ar inspirando.

Este vídeo traz um modo fácil e muito divertido de aprender um pouco mais sobre o sistema respiratório. Explica porque é necessário a respiração, e o que ela tem haver com o soluço. O que é diafragma e qual q importância dele para o processo respiratório.


Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0VSSGr5USqE>, acesso em 29/08/2014.