Participação final

Comentário 3

quarta-feira, 25 de junho de 2014

(1_EDFISI_LIC_NA_Kelly_Lemes_Padilha) MÚSCULOS DA PERNA

O quadríceps possui quatro cabeças:

1.     Vasto medial
2.     Vasto lateral
3.     Vasto intermédio
4.     Reto femural.


Na figura a seguir podemos identificá-los:



Nas atividades físicas devemos ensinar os alunos a importância de um bom alongamento para fortalecer esses músculos que são de extrema importância, e  não podemos esquecer de fazer os alongamentos com a postura adequada.


Disponível em: <http://equilibrandomeucorpo.blogspot.com.br/>, acesso em: 23/06/14.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

(1_EDFIS_LIC_NA_JULIANO_DE_MORAIS_KOJURA) NOSSOS MÚSCULOS

Miologia é um ramo da anatomia em que estudamos os músculos e os movimentos que eles podem executar.
O arquivo mostra os tipos de músculos que temos em nosso corpo e seus respectivos movimentos. Cada músculo recebe um nome dependendo da sua função, formato e localização no corpo.
Na sala de aula é muito importante trabalhar os músculos com os alunos, pois adquirindo conhecimento sobre o assunto, fica mais fácil para eles compreenderem seus próprios movimentos.


Disponível em <http://www.urisan.tche.br/~ckonrat/anat_mio.pdf>, acesso em 06/06/2014.

domingo, 15 de junho de 2014

(1_EDFIS_LIC_NA_THAYNÁ_DOMBROSKI_MOREIRA‏) RESPIRAÇÃODIAFRAGMÁTICA

Você sabia que a respiração diafragmática traz inúmeros benefícios? Ou melhor, você sabe oque é e para que serve a respiração diafragmática?
O Diafragma é um músculo estriado esquelético extenso que separa a cavidade torácica da abdominal. Ele é muito importante no processo de respiração dos seres humanos.
 O diafragma é encontrado em todos os mamíferos e também em algumas espécies de aves.
A respiração normalmente é inspirar pelo nariz e expirar pela boca usando os pulmões, a maioria das pessoas respiram muito raso, usando somente os ombros, clavículas e a caixa das costelas para inflar e exalar.
Na respiração diafragmática aproveita se expansão da barriga com uma maior obtenção de ar a cada respiração. O ar também entra pelo nariz e sai pela boca, mas fica cerca de 30% dele retido na porção inferior dos pulmões.
Seus alunos com certeza vão gostar muito de saber as funções e benefícios do diafragma, em uma aula sobre músculos que tal contar tudo isso a eles?
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Acesso em 11/06/2014

Acesso em 11/06/2014

(1_EDFIS_LIC_NA_THAYNÁ_DOMBROSKI_MOREIRA) CURIOSIDADES ANATÔMICAS, POR QUE SOLUÇAMOS?

Algumas curiosidades simples, mas que poucos têm a resposta. Por que soluçamos? O que é o soluço? e o que fazer quando surgem esses incômodos de "hic, hic" em publico que nos causam vergonha? O soluço acontece graças a espasmos do diafragma, que é um músculo que nos faz respirar, pois ele que nos permite inflar os pulmões e também serve para dividir o tórax do abdômen...Quando for apresentar músculos aos seus alunos não esqueça das curiosidades, isso vai atrair o interesse deles em buscar estudar mais sobre determinado músculo.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
Ficou curioso para saber mais? Então entra no site e lê o artigo!




sábado, 14 de junho de 2014

(1_EDFIS_LIC_NA_EMANUELLY_SILVA) ARTICULAÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR

A articulação têmporo-mandibular (ATM), junto com os ossos mandibulares e maxilares, dentes, músculos, nervos e vasos sanguíneos atuam em funções vitais do organismo tais como: respiração, deglutição, fonação e mastigação, sendo seus principais movimentos: Oclusão, Protrusão e Retrusão.
Os músculos que fazem parte da ATM são: TemporalMasseterPterigóideo Medial e Pterigóideo Lateral.
Quando a ATM não estiver fisiologicamente equilibrada, estaremos diante de uma Disfunção Têmporo-mandibular; disfunção esta que possui causas multifatoriais.
O site explica como é essa disfunção, explica os sintomas e como ocorre o seu tratamento.

Disponível em <http://www.sono10.com.br/atm-Sono10>, acesso em 13/06/2014.
Disponível em <http://www.auladeanatomia.com/sistemamuscular/atm.htm>, acesso em 13/06/2014.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

(1_EDFIS_LIC_NA_KLEBERSON_PACHECO) O MENOR OSSO DO CORPO HUMANO

Muito se fala do maior osso do corpo humano, o fêmur. Mas e o menor osso, qual é?

É o Estribo, um dos ossos do ouvido. Está localizado dentro do osso temporal, em uma região chamada de orelha média. Tem esse nome devido ao seu formato (parece um estribo). Mede 0,25 cm e pesa de 2 a 4,3 mg.


É responsável pela audição humana, juntamente com a bigorna e o martelo. Tem a função de transmitir o som que vem do exterior.


Caso aconteça do estribo se romper ou alguma doença afetá-lo, se forma uma calosidade, que faz com que dificulte a audição. Para recolocar o estribo no lugar é feita uma cirurgia muito delicada, pois ele não pode ser reconstituído naturalmente.
É interessante o professor trabalhar sobre essas curiosidades na aula através de reportagens, vídeos,fazendo com que a aula se torne dinâmica, despertando o interesse dos alunos.

Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Estribo_(osso)>, acesso em 30/05/2014

(1_EDFIS_LIC_NA_ALFREDO_NACONEZI_JUNIOR) TIPOS E FUNÇÕES DOS MÚSCULOS

Possuem como principais funções:

  •          Movimentação do corpo;
  •          Contração muscular;
  •          Produção de calor.

Características de conhecimento que são fundamentais para um professor de educação física, devido à aplicação de todas as atividades e exercícios físicos que podem inclusive prevenir lesões musculares quando realizados de forma correta.

Existem no corpo humano três tipos de músculos, são eles:

  •       Músculo esquelético (estriado): este músculo é responsável pelos movimentos voluntários, comandados pelo pensamento que dá a ordem ao seu sistema nervoso e eles se contraem. Divididos em dois tipos de contração: espasmo – única e curta; e tetania – prolongada e longa. Este músculo pode ser observado e palpado. Um exemplo bem usual é o bíceps, que é trabalhado quando um fisiculturista treina para aumentar a massa muscular. Estes músculos estão presos ao esqueleto, próximas as articulações, que usam os tendões para prender esses músculos aos ossos, realizando o movimento de abre e fecha.  Apresentam um aspecto estriado em suas fibras com células individuais, disposto em camadas que se estendem em direções, sendo superficiais até as mais profundas.

  •       Músculos lisos: estes músculos realizam movimentos involuntários, chamados de movimentos peristálticos, que são lentas e invitas contrações realizadas pelo sistema nervoso de forma inconsciente.  Estão dispostos em camadas no sistema digestivo, vasos sanguíneos, bexiga, útero e etc. Tal músculo realiza seu trabalho sem que percebamos, passa o dia todo movimento contrátil, também tem a capacidade de sintetizar fibras colágenas, elásticas e proteoglicanas.

  •       Músculo cardíaco: é um músculo exclusivo do coração, conhecido também como miocárdio, apresenta contração involuntária, vigorosa e rítmica. Caracteriza-se pela resistência e consistência, possui estrias como o músculo esquelético, porém seus movimentos são involuntários, e controlados pelo sistema nervoso autônomo.

Disponível em < http://saude.hsw.uol.com.br/musculos.htm>,acesso em 12/06/2014.

(1_EDFIS_LIC_NA_LETICIA_MIKA) FUNÇOES DOS OSSOS DO CORPO HUMANO

O sistema esquelético possui várias funções importantes, tais como: proteção de nossos órgãos, sustentação dos tecidos moles de nosso corpo, movimentação, armazenamento e liberação de vários minerais no sangue e armazenamento de triglicerídeos (reserva de energia).
Proteção – Uma das finalidades dos ossos do corpo humano é proteção contra lesões. A nossa caixa torácica protege certos órgão vitais, a exemplo, o coração, os pulmões, figado e os rins. O nosso cérebro é protegido pelo crânio.
Sustentação – Os ossos do corpo humano servem para suportar os tecidos moles do corpo e fixar os músculos. Em outras palavras, ele é a nossa armação.
Locomoção – Os ossos são formados por um material rígido que sustenta os tecidos, permitindo os movimentos, como levantar, agachar, flexionar os braços e pernas, etc.
Reserva de minerais - Cálcio, sódio e fósforo são minerais transportados para outras regiões do nosso organismo por meio do sistema vascular. É por isso, que os ossos do corpo humano podem permanecer intactos por muitos anos mesmo depois que morremos.
Hematopoiese – É o processo pelo qual as células do sangue formam, desenvolvem e maturam alguns elementos do sangue, a partir de células-tronco estas são responsáveis pela formação de todas as células e derivados celulares que circulam no nosso sangue.
O link abaixo pode ser utilizado após a explicação desse assunto para o aprofundamento e dúvidas não esclarecidas.


Disponivel em <http://www.todabiologia.com/anatomia/ossos.htm > Acesso em 11/06/2014

(1_EDFIS_LIC_NA_ALANA_MONTEIRO_LERMEN) VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU PORQUÊ A SUA PALPEBRA TREME ÁS VEZES?


Essas contrações involuntárias dos músculos são chamadas espasmos musculares. Os espasmos podem ocorrer quando o estresse atingiu um nível muito alto ou quando o músculo está sobrecarregado, e elas podem ocorrer em qualquer músculo do corpo, mas tendem a ocorrer mais notavelmente nos membros e nas pálpebras. É o resultado de algum tipo de irritabilidade das fibras nervosas. A maneira mais eficaz para evitar seria a pratica de atividade física. O site abaixo explica o são espasmo, suas formas e também como pode-se evita-lo.
Disponível em <http://blog.onofre.com.br/2012/06/13/espasmos-musculares-e-involuntario-mas-da-para-evitar/ > Acesso em 11/06/2014

(1_EDFIS_LIC_NA_CELIO_CORDEIRO‏‎) ARTICULAÇÔES

Este material mostra um pouco das articulações do corpo humano como, joelho, ombros, cotovelos, punhos e tornozelos,cita alguns elementos que fazem parte das articulações, faz a classificação das articulações, e coloca algumas doenças que ordem estar presentes nas articulações. É um material que pode ser utilizado em sala de aula, para acadêmicos, e até mesmo para alunos do ensino médio pois é um material de fácil entendimento.

Disponível em <http://www.todamateria.com.br/articulacoes-do-corpo-humano/> Acesso em 11/06/2014

(1_EDFIS_LIC_NB_FÁBIO_SANTOS) ALGUMA VEZ UMA CRIANÇA JÁ LHE PERGUNTOU COMO QUE O CORPO HUMANO SE MOVIMENTA?

O movimento se dá através da ação conjunta dos Ossos, Músculos, tendões e Ligamentos. Os maiores responsáveis pelo movimento são os Músculos (através de suas contrações) desde os movimentos dos dedos dos pés até a fala. É complicado para as crianças entenderem como acontece esse movimento, e ainda mais difícil para professores que não são da área explicar para elas. Esse artigo pode servir de grande auxilio para tirar essas duvidas, porque nos ensina quais os tipos de músculos existentes e aonde são encontrados, assim explicando como se dá o movimento do nosso corpo.

Disponível em http://saude.hsw.uol.com.br/musculos.htm> Acesso em 12/06/2014

(1_EDFIS_LIC_NB_ALEXANDRO_JR_MACHADO:HIPERMOBILIDADE ARTICULAR:DIAGNÓSTICOS E PRECAUÇÔES

 É um defeito congênito pouco conhecido pelas pessoas, mas que não é raro, de acordo com a Fisioterapeuta Neuseli Lamare, professora da Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP), cerca de 30% da população tem hipermobilidade articular, ou hiperflexibilidade, no popular. Quem nunca se surpreendeu com aqueles números circenses de contorcionismo onde se percebe facilmente movimentos muito amplos realizados sem nenhuma dificuldade. Muitas pessoas se divertem, se exibem e até sobrevivem fazendo isso como profissão, sem saber que isso deve-se a uma alteração genética. Dentro do âmbito escolar também devemos estar atentos às amplitudes dos movimentos dos alunos, principalmente no alongamento onde destaca-se a pessoa com essa ampla flexibilidade. Ao detectar algum aluno com esse caso deve influencia-lo a ir ao médico especializado.  /É feito um exame simples analisando nove pontos corporais, caso cinco ou mais desses nove pontos apresente frouxidão é considerado hipermobilidade.A importância do diagnóstico desse problema é evitar complicações que vão de simples torções até causas mais graves que afetam as articulações, pois uma simples dividida de bola num jogo pode gerar problemas crônicos, então sabendo os casos existentes se deve prevenir o aluno com atividades cabíveis a sua situação.
Disponível em www.diarioweb.com.br/novoportal/noticias/saude/> Acesso em 04/06/2014

(EDFIS_LIC_NB_LARISSA_SIVEIRA) EXPOSIÇAO: O FANTASTICO CORPO HUMANO

O Fantástico Corpo Humano é uma exposição internacionalmente conhecida que mostra partes anatômicas e corpos humanos em poses um tanto inusitadas.
O objetivo da exposição é aumentar o conhecimento e a relação das pessoas com o organismo. Os corpos são preparados com uma técnica chamada PLATINAÇÃO, que foi desenvolvida em 1970 por um Professor Alemão, que coniste em tirar todo o liquido do corpo e em seguida, da um "banho" de silicone e polímero, fazendo com que a peça fique semelhante a um plástico, tornando-a resistente aos efeitos do tempo.

Essa reportagem pode ser mostrada em sala ou até mesmo se tiver a oportunidade de levar os alunos para verem, certos tipos de exposições como essa, pois é uma forma das formas de enriquecer o conhecimento de nossos alunos de uma forma mais dinâmica e interessante.
Segue o link da reportagem feita aqui no Paraná, sobre a exposição, muito interessante conferir.


Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=quvPI23zkiU > Acesso em 11/06/2014

quarta-feira, 11 de junho de 2014

(1_EDFIS_LIC_NA_STEFANY_GONÇALVES_DE_OLIVEIRA) OS MÚSCULOS E SUAS DEFINIÇÕES.

Presentes no corpo inteiro, os MÚSCULOS, além de contribuírem para a forma externa, representam a parte ativa do aparelho locomotor, fazendo a ligação do sistema nervoso com os ossos. 
O site é um bom auxilio para a compreensão básica sobre os músculos e suas funções. É um ótimo ponto de partida para estudar anatomia. 

Disponível em <http://www.auladeanatomia.com/sistemamuscular/gen-musc.htm>, acesso em 10/06/2014. 

(1_EDFIS_LIC_NB_DIESLEY_MAINARDES‏‎) CUIDADOS COM AS BAILARINAS!


Toda pratica de dança exige muito dos dançarinos , no ballet são realizados vários exercícios para chegar a perfeição da dança , praticas repetitivas no dia a dia de treinamento, assim causando lesões ex. joelho ,tornozelo.



   Esse site vai passar as causas e os cuidados com a dança .
Muito importante pra professores que vão trabalhar com a dança nas escolas.

terça-feira, 10 de junho de 2014

(1_EDFIS_LIC_NB_CAROLINA_CRISTINE_GOSS) ANATOMIA E TECNOLOGIA JUNTAS NA APRENDIZAGEM!

Essa reportagem mostra os recursos que temos nos dias de hoje, para passar conhecimento as crianças. Com a tecnologia cada vez mais forte e ganhando cada vez mais espaço em nossa comunidade é nosso dever unir-se a ela e usufruir da melhor maneira possível de seus recursos. Esse site mostra um aplicativo para celular, onde a criança aprende de forma simples os sistemas do corpo humano, de uma forma lúdica e divertida sem muitos textos e mais imagens. A ideia é que as crianças se encham de dúvidas e com isso perguntem aos pais e professores.

(1_EDFIS_LI​C_NB_Edeni​se_Ribas)DIAGRAMA: FUNÇOES VITAIS PARA O HOMEM


   O diafragma músculo estriado de contração voluntária, separa a caixa torácica do abdômen, e possui importância para o nosso processo de respiração (inspiração e expiração). Localiza-se logo abaixo dos pulmões, e também auxilia no processo de digestão dos alimentos.
   Devido à necessidade de muitos obterem um elevado aumento de massa muscular em outros músculos, o diafragma se torna esquecido, e assim não sendo tão trabalhado como outros.
   As matérias mostram claramente que o diafragma possui funções além da respiração, a qual muitos julgam como a única .
Disponível em  <http://www.todabiologia.com/anatomia/diafragma.htm> Acesso em 10/06/2014

domingo, 8 de junho de 2014

(1_EDFIS_LIC_NA_Priscila_Mazeika) MAIS IDADE, MENOS MÚSCULOS!

A sarcopenia, palavra que derivada do grego que significa “pobreza de carne”, corresponde à perda de massa muscular, resultado da falta de equilíbrio biológico e da capacidade do organismo de se adaptar às novas situações de estresse, causando vulnerabilidade fisiológica relacionada à idade.
A sarcopenia tem grande impacto na saúde, já que, depois da água, o tecido muscular é o mais abundante do corpo humano, equivalente a 40% da massa corporal total. 
O artigo a seguir aprofunda em detalhes essa doença fornecendo informações importantes e pertinentes para enriquecer o conhecimento.


Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbr/v46n6/06.pdf> acesso em 30/05/2014.

sábado, 7 de junho de 2014

(1_EDFIS_LIC_NA_JULIANA_LIMA_COSMOSKI) ANATOMIA: CURIOSIDADES.

Neste site encontramos várias explicações e curiosidades sobre a Anatomia Humana, muito interessante para estudos e explicações. 

Disponível em: <http://laboratorio-de-anatomia.blogspot.com.br/2010/05/curiosidades-anatomicas.html>, acesso em 29/05/14.

(1_EDFIS_LIC_NA_JULIANA_LIMA_COSMOSKI) APRENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE ANATOMIA.

Neste site, encontramos várias explicações dos sistemas do corpo humano e curiosidades sobre o mesmo. Nele podemos aperfeiçoar aquilo que já conhecemos e aprender sobre algumas doenças que afetam a população em geral.

É recomendável este blog por ter um material de fácil entendimento que ajuda na memorização do que vem a ser estudado. 

Disponível em <http://anatomia-do-corpo-humano.blogspot.com.br>acesso em 28/05/14.

(1_EDFIS_LIC_NA_LEANDRO_ALMEIDA) ARTICULAÇÕES SINOVIAIS

A vídeo aula elaborada pelo fisioterapeuta Rogério Gozzi exibe com uma linguagem simples e de forma facilmente compreensível a estrutura das articulações sinoviais. Explicando também o que são essas articulações, para que servem, qual a sua função, qual a relação delas com os ossos, o que acontece com o desgaste dessa articulação, entre outras coisas relacionadas à mesma. O vídeo pode ser utilizado em aula pra proporcionar uma maior compreensão aos alunos, estimulando assim o interesse pelo assunto estudado.


Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=FNiAFZsBB_c>  Acesso em 28/05/2014.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

(1_EDFIS_LIC_NB_Igor_Gustavo_Schoroeder) COMO OCORRE A CONSOLIDAÇÃO DAS FRATURAS

Durante a nossa vida, os ossos estão em constantes transformações, e também sujeitos a fraturas. Mas felizmente, quando isso acontece, nosso organismo faz um processo chamado de CONSOLIDAÇÃO ÓSSEA.
Para que ocorra a consolidação do osso fraturado, é necessário que o organismo produza um novo osso e esse novo osso precisa criar uma ponte óssea entre as duas superfícies fraturadas. Para a consolidação de o osso acontecer da forma correta, é necessário que todos os fragmentos ósseos estejam pertos uns dos outros, e isso é função do ortopedista.
Existe também a possibilidade do osso ser cicatrizado de forma errada, por isso, o médico ortopédico faz vários exames e um controle radiológico periódico, para se certificar que o osso está na posição correta e não acarretará problemas futuros.

Não existe um prazo de consolidação para todos os ossos. O tempo varia do tipo da fratura e do tipo do osso fraturado, um osso menor e mais frágil tem um tempo menor de consolidação, já os ossos maiores e mais grossos tem um período maior.